quinta-feira, 17 de maio de 2007

Transgénicos acentuam mal-estar cultural


Depois da vasta e plural experiência transmitida esta semana por sua sapiência o mestre, fico a entender que a terra está cheia de ignorantes incultos que esperam a nossa intervenção permitindo a ascenção a níveis superiores da humanidade.

Para exorcisar esta presença nefasta e crendo sobretudo na liberdade dos Homens, acredito que esta foi uma brilhante e rebuscada estratégia da Sete Pés para nos levar a algum raciocínio deveras elevado.

Onde é que esta criança estava no 25 de Abril?
É ou não é um Trabalho de Sísifo?

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Bolo Amargo de Chocolate

Por falar em viajar... vamos a uma de culinária (a comida tem de fazer parte de qualquer viagem)!

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de açucar
1 chávena de cacau magro em pó
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa (rasa) de fermento
1 chávena de óleo
1 chávena de água bem quente
(misturar tudo pela ordem indicada!! Aconselho o uso de batedeira até à junção do óleo!)

Cobertura:
1 tabelete de chocolate de culinária
1 pacote de natas
(derreter em lume brando)

Espero que experimentem!! Altamente recomendado para amantes de chocolate!!
(para os que não são, logo vou sugerir outro doce!)

domingo, 6 de maio de 2007

PROGRAMA PROVÁVEL DE VIAGEM


18 de Agosto - Sexta-feira
08:00h - Partida de Lisboa para Santarém
(em autocarro da carris que o orçamento não dá para mais...)
10:00h - Partida de Santarém para Cuidad Rodrigo
Devido a obras na estrada, somos obrigados a fazer um pequeno desvio.
18:00h - Com tantas obras nas estradas portuguesas, acabamos por chegar a Sevilha.
Muito chateados, somos obrigados a alugar quartos em hotel, jantar até às 2 da manhã e regressar ao hotel depois de declamar a versão integral dos Cadernos de Lazarote no único bar aberto até às 07 da manhã.
19 de Agosto - Sábado
11:00h - Partida com destino a Cuidad Rodrigo
(a meio da manhã o motorista engana-se na estrada... a meio da tarde, sem darmos por isso, estamos em Málaga.... Como é tarde para recomeçar a viagem, aproveitamos para passar a noite). O Marco descobre que o roomming é muito caro e só fala para o Centro Cultural do Cartaxo de 10 em 10 m)

20 de Agosto - Domingo
12:00h - Partida para a Cuidad Rodrigo, via Madrid.
(13:00h - Regresso a Málaga para apanhar a Catarina que ficou no Hotel)
15:00h - O Motorista passa três vezes pela mesma rotunda, volta para trás e mete por uma estrada secundária de via única que leva directamente a Valencia. A malta fica muito chateada mas suporta estoicamente a viagem.
20:00h - Chegamos a Valência.
Jantamos e vamos ao ver os equipamentos culturais da cidade. às 5 da manhã conseguimos ir finalmente dormir. Antes disso reunimos para a segunda sessão fotográfica. ( O Marco pede telemóveis emprestados)

21 de Agosto
11:00h - Partida para a Cuidad Rodrigo, via Madrid.
12:00h - Voltamos para trás para apanhar o Marco que ficou a telefonar....
15:00h - O motorista volta a entrar na autoestrada errada. O desvio leva-nos a Barcelona.
Aprovamos uma moção de censura ao motorista. Aproveitamos para discutir o IVA dos bilhetes e dizer mal dos programadores que têm grandes orçamentos.
21:ooh - Chegamos a Barcelona.

22 de Agosto
(Ninguém se lembra do que se passou na noite anterior, mas o Marco tem na mochila 11 telemóveis)

18:00h - Partida para a Cuidad Rodrigo, via Saragoça e Madrid.
Passagem rápida pela Sagrada Família para tirar uma fotografia e comprar caramelos. A Catarina e a Teresa aproveitam para alugar dois carros e baterem de frente uma na outra. Estavam com saudades....

23 de Agosto
Chegada a Madrid
O Pedro leva o grupo a conhecer a cidade.
(Nem vale a pena contar).

24 de Agosto
18:00h - Partida para Cuidad Rodrigo
23:00h - Chegada a Salamanca.
Esta noite só saimos até às 4 da manhã. O Marco diz os telemóveis em Salamanca funcionam muito melhor.

25 de Agosto
10:00h - Partida para Cuidad Rodrigo.
15:00h - Chegada à Feira.
15:30 - Encerramento da Feira.
20:00h - Início da viagem de Regresso.
26 de Agosto
Devido a um pequeno contratempo (eu bem disse que era para virar à esquerda...) vamos a Pamplona fazer inversão de marcha para Badajoz. (O Marco continua ao telefone).

28 de Agosto
Chegamos a Santarém.
Entregamos um relatório na sede da Artemrede lamentando a incompetência do motorista do autocarro.
O Nélson acrescenta um parágrafo sobre a Feira. O Marco foi eleito pelas operadoras ibéricas de telemóveis, o melhor cliente do ano. Recebe como prémio um telemóvel.

FERIA DE TEATRO DE CASTILLA Y LEÓN


VAMOS LÁ?????

10ª Feria de Teatro de Castilla y León- Ciudad Rodrigo

Ladécimadel 21 al 25 de agosto de 2007

Un escenario para el teatro,una Ciudad para el arte, Ciudad Rodrigo

O nome dela é João.... Maria João

ALCANENA
10 de Maio - 21:30
Pavilhão Municipal Carlos Calado
O novo desafio brasileiro de Maria João

Muitos anos depois, a cantora volta a gravar um disco apenas com o seu nome, “João”, com 14 canções retiradas do cancioneiro popular do Brasil

“João”. Simplesmente “João”. Assim se chama o próximo disco de Maria João, com lançamento previsto para o mês de Abril, com selo da Universal. Depois de um período de 12 anos de grande cumplicidade com o pianista e compositor Mário Laginha, a cantora aposta agora num trabalho em seu nome, que inclui 14 temas saídos do riquíssimo cancioneiro popular brasileiro. A viagem pela música do outro lado do Atlântico inclui canções que foram, na sua grande maioria, alvo de inúmeras versões e interpretações, o que faz do novo trabalho em estúdio, como a própria intérprete reconhece, “um desafio arriscado”. Essa é uma das razões mais fortes para a cantora ter escolhido “João” para título de um trabalho muito pessoal que estava em maturação há já alguns anos e, explica, porque é assim que a tratam os amigos e as pessoas que lhe são mais próximas.

A ligação da cantora à música brasileira é antiga e perceptível em quase todos os discos em que participou, mesmo sem contar com o óbvio “Chorinho Feliz”, feito com o seu companheiro de aventuras musicais. A relação de Maria João com os ritmos, as melodias e o jeito do Brasil é tão forte e duradoura, que uma das maiores dores de cabeça da cantora foi ter de transformar um “infindável” lote inicial de canções, numa escolha muito mais restrita que fizesse sentido como conjunto. O resultado final engloba temas que vão desde velhos êxitos como “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, “Canto de Ossanha”, de Powell e Vinicius e “No Tabuleiro da Baiana”, de Ary Barroso, passando por três canções da dupla Edu Lobo/Chico Buarque e um tema de Caetano Veloso, “Dor de cotovelo”, até versões de autores mais recentes, casos de Lenine, Carlinhos Brown ou Marisa Monte. O autor mais solicitado é Chico Buarque, com cinco dos temas do CD, três deles em parceria com Edu Lobo.

Incapaz de se limitar a “dar voz” a canções que já foram interpretadas por meio mundo, Maria João empresta-lhes o seu toque muito pessoal, valendo-se de uma imparável criatividade e de um aparelho vocal de reconhecida versatilidade. Do intimismo quase sussurrante de temas como “Meu Namorado” ou “A Outra”, Maria João salta para explosões de energia patentes em “ECT” ou “Canto de Ossanha”, percorrendo com grande à vontade uma série de registos diferentes, um dos seus trunfos mais fortes.

O disco contou com a participação de um grupo de instrumentistas de méritos firmados: o guitarrista Mário Delgado, o contrabaixista Yuri Daniel, o baterista Alexandre Frazão e a harpista Eleonor Picas. Os arranjos, colectivos, foram dirigidos por Miguel Ferreira, teclista dos Clã, que também assina a produção.

ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL EM ALCANENA

ALCANENA
Pavilhão Municipal Carlos Calado
Concerto em que peças orquestrais intercalam com árias de óperas e dueto.

Elvira Ferreira - Soprano
José Manuel Araújo - Tenor

Obras de Brahms, Smetana, Mozart, Verdi e Puccini

Direcção: Christopher Bochmann